quarta-feira, 28 de março de 2012

JEAN CHARLES


Baseado na história real e mundialmente conhecida, que o diretor Henrique Goldman, constrói um enredo do dia a dia do brasileiro Jean Charles, primos e amigos em Londres.
Na trama, o ator Selton Melo interpretar Jean Charles, um homem que morava na cidade de Gonzaga, Minas Gerais e que como muitos brasileiros buscar uma condição de vida melhor pra si e para sua família, decidindo procurar uma oportunidade de emprego em território estrangeiro, e de início consegue um trabalho como eletricista.
A decisão de irmos para o estrangeiro, vem da necessidade, da falta de oportunidade de emprego e das coisas que assistimos e ouvimos na televisão, de amigos ou parentes. Foi nessa expectativa que Vivian, vivida pela atriz Vanessa Giácomo, prima de Jean Charles decide ir para Londres. Ao desembarcar é detida pela imigração, por desconfiarem de que ela não está apenas para conhecer e sem para morar. Mas, Jean Charles com o “jeitinho brasileiro” consegue convencê-los do contrário e saí “zombando” dos oficiais britânicos.
Em seguida, Jean Charles leva sua prima Vivian para onde vão morar, juntamente com os primos, Patrícia Armani,que interpreta o próprio papel, e Alex, interpretado pelo ator Luiz Miranda, que mostra em vários momentos a alegria que só os brasileiros tem e sentem.
Porém, para algumas pessoas adaptar-se as mudanças de estilo de vida é muito difícil, principalmente se tiver que trabalhar em subempregos mal remunerados, foi o que aconteceu com Vivian, que com duras provações pensou em desistir, discutindo muitas vezes com Jean Charles, mas com muito esforço ela foi , se fortalecendo e amadurecendo.
Enquanto, Jean Charles trabalhando em uma empresa de reformas de um outro  brasileiro, de quem se torna amigo. E com o jeito malandro, decide montar sua própria equipe de brasileiros, prometendo-os vistos permanentes, e “rouba” um cliente do chefe/amigo. Só que armação é descoberta e caba perdendo o emprego e os documentos dos colegas brasileiros.
Então, desempregado recebe um convite e vai para o show de Sidney Magal, quando o sistema de som da casa de show não funciona e ele ajuda a consertá-lo, e acaba ganhando um emprego e ainda conhece Magal. Isto significou um recomeço para Jean Charles.
Mas um acontecimento mudaria tudo, no dia 21 de julho de 2005, Londres sofre um fracassado atentado, deixando a capital em alerta, mas a vida continua e no dia seguinte como muitos trabalhadores, Jean Charles acorda e saí sentido o metrô na Estação Stockwell, o meio de transporte o qual ele pegava para se deslocar para o trabalho.
Infelizmente, quando Jean Charles está no metrô é confundido com um terrorista e acaba sendo assassinado pelos agentes do serviço secreto britânico. Em meio a confusão os primos que não sabiam o certo o que estava acontecendo até saberem que Jean Charles estava morto com um tiro nas costas. A revolta e a tristeza de saber quer uma pessoa, com defeitos, mas com muitas qualidades tem a oportunidade de viver tirada, tomou conta dos primos, da família e de muitas pessoas que conviveram e se comoveram com a história e três anos depois da morte, apenas um texto com a explicação britânica para a tragédia e a informação que nenhum policial foi condenado pelo assassinado, marcam o fim do filme.




Ficha Técnica:

Título original: (Jean Charles)
Lançamento: 2009 (Brasil, Inglaterra)
Direção: Henrique Goldman
Atores: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luís Miranda, Patrícia Armani.
Duração: 90 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado

Sinopse:
Jean Charles de Menezes (Selton Mello) é um eletricista mineiro, morador de Londres que ajuda na chegada de sua prima Vivian no país onde já vive com Alex e Patrícia. Muito comunicativo, Jean Charles conhece muita gente se envolve em várias situações Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida dos primos, que precisam reconstruir a vida ao mesmo tempo em que buscam por justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário