quarta-feira, 28 de março de 2012

CONTA DE ESCOLA

Assis, Machado de. Conto da Escola. Disponível em :   http://www.bancodeescola.com/escola.htm. Acesso em   21 de Março de 2012.


Ambientado no Rio de Janeiro de 1840, Conto de Escola é resultado das lembranças nada agradáveis de Pilar, seu narrador-protagonista,
em relação aos tempos de primário
O conto apresenta uma linguagem simples, frases curtas, mas de grande impacto, apresentando antíteses, paradoxos que fazem com que o conto ande, mostrando bem como Machado de Assis procurava entender a alma humana e como as relações humanas interferem na essência e na aparência. 
Já no primeiro parágrafo encontramos o personagem tentado a faltar à aula para “brincar a manhã” no morro de S. Diogo ou no campo de Sant´Anna. A lembrança da “sova de vara de marmeleiro”, que recebera pelo mesmo motivo na semana anterior, o fez desistir do “sueto” e rumar para a escola. O narrador, porém, deixa claro que este era o único motivo que o fazia optar pelo colégio e explica: “Não era um menino de virtudes”
O personagem tem sua lição de vida, através da corrupção e da delação, recebendo seu castigo e levando-o a reflexão e ao arrependimento, mas deixando bem claro que “cada um tem seu preço”, que o ser humano sempre acaba se vendendo.
São suas memórias de infância que serão narradas no conto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário